As empresas precisam se reinventar para poder voltar a ser sustentáveis e competitivas, mas esse resultado exigirá métodologia e processos.
A primeira e mais importante mudança que toda empresa executa visando sua transformação é a da sua gestão. Isto porque, para mudar, serão necessárias decisões fortes que desencadeiam transformações, por vezes radicais, derivadas de profunda autocritica, de realista autoanalise, revelando necessidades prementes e fragilidades gritantes que decididas ações repensarão e transformarão fundamentalmente. Este resultado será obrigatoriamente suportado pelo casamento entre a tecnologia e o gerenciamento orientados basicamente:
Pelo Mapeamento dos Processos – documentando as atividades realizadas para mapear os processos e fluxos de trabalho, avaliar o grau de aderência de todos eles às regras de negócio, identificar as atividades a serem suprimidas, modificadas e criadas, para otimização dos processos.
Pelos Indicadores de Desempenho – através da mensuração dos processos estabelecendo indicadores que permitam avaliar com precisão o desempenho da equipe, dos setores e da empresa possibilitando as correções necessárias para a melhoria contínua.
Pela Gestão do Risco – identificando, avaliando, monitorando e mitigando os riscos existentes no negócio estabelecendo opções para trata-lo, limites para aceita-los e alternativas para minimizá-los.
Siga em frente.