O que todo empreendedor precisa fazer para retirar das mãos do imponderável e do imprevisível as rédeas da sua vida.
Sendo um empreendedor há quase 15 anos e lidando com iguais diariamente, creio conhecer razoavelmente esta valorosa classe. É uma gente aguerrida e destemida que não se entrega, que nunca desiste, que acredita e luta incansavelmente, não raro contanto com eles unicamente para dar vida aos seus sonhos. Hoje, o espírito neoliberal reinante tornou esse destino quase que impositivo. Uma desafiadora realidade que, aos poucos, passou a ser oficialmente subsidiada até pelos próprios governantes. Temos em curso a forja de uma nova realidade para o ecossistema do trabalho onde o “se vira” determina um “salve-se quem puder” cujo destino, agravado pelas agruras e incertezas intermitentes, já é causa de apreensão para muitos. Por tudo isso, todos nós empreendedores sofremos enorme dificuldade para equilibrar as demandas da atividade profissional com nossas necessidades da vida pessoal e familiar.
Por muito tempo, cultivamos a crença que o equilíbrio ideal, assim como jornadas menos estafantes, pausas para descanso e até mesmo férias, seriam conquistas que só alcançaríamos depois de muito tempo trabalhado e galões de suor derramado. Mas hoje, já se acredita que a qualidade de vida do empreendedor pode ser encontrada até mesmo dentro da sua própria atividade profissional através do desenvolvimento de habilidades pela aquisição de conhecimentos transformadores. Está surgindo uma nova imagem para o empreendedor – uma pessoa mais leve, equilibrada, realista e sensata, tanto nas suas cobranças pessoais quanto nas suas expectativas profissionais. Tudo isso como resultado do desenvolvimento das Softs Skills pessoais.
Soft Skills são valores, posturas e ações capazes de promover tanto a nossa humana e evolução, quanto o desenvolvimento ou qualificação das nossas competências ou aptidões profissionais. Essa jornada de transformação começa com o resgate daquilo que cada um de nós tem como básico para o nosso verdadeiro bem-estar – quais são as coisas realmente importantes para você? Lembrando que é básico entender que quem não dorme o suficiente, não come de maneira saudável, não se exercita fisicamente, não se desenvolve intelectualmente e não se enxerga prazerosamente, não tem como atuar na sua plenitude. Depois observe suas necessidades sociais e as preciosas oportunidades que o convívio e o relacionamento podem abrir para o aprender e crescer contínuo. Até profissionalmente isso é importante – clientes vêm e vão, mas clientes que se tornam amigos ou amigos que se tornam clientes podem ser para toda a vida. Imagine quanto coisa poderá surgir a medida em que você ampliar seus contatos e relacionamentos enquanto se diverte, conhece coisas novas e adquire novos conhecimentos.
Não se esqueça que, a cada passo dado, mais conectado você estará consigo mesmo e fortalecido na sua capacidade de otimizar seus esforços e engrandecer seus sonhos. Os tempos nunca são os mesmos, por isso tudo muda sempre. Desenvolver suas Softs Skill e colocá-las em prática no seu dia a dia permitirá que você atue no mais alto nível de força e integridade com o vento a favor, ou o mais adequadamente possível quando das adversidades.
Só assim, sua mais alta visão de satisfação e realização (se for com sucesso junto, melhor ainda) estarão sempre com você, qualquer que seja a situação ou momento vivido. Vamos trabalhar nisso?