Os resultados da nova TI – A pandemia está transformando os negócios exigindo que os resultados da TI sejam outros.
Embora a pandemia ainda esteja longe do seu desfecho, já percebemos que alguns dos seus efeitos são irreversíveis. A TI não foge a esta realidade. Nas três edições desta semana estamos vendo quais são os mais perceptíveis entre eles. Iniciamos vendo quais passam ser os objetivos da TI nos negócios. Depois vimos como estes novos objetivos alteram o foco da TI nas empresas para finalizarmos hoje observando quais resultados virão destas alterações.
Relacionamento e negócios cada vez mais virtuais.
Alguém é capaz de imaginar como teria sido nossas vidas neste ano de pandemia sem o e-commerce e o internet bank garantindo que tudo não desmoronasse? Impossível, não é? E, nem mesmo às dificuldades deste momento impediu o inexorável avanço da tecnologia. As inovações ocorridas nestes doze meses teriam levado anos para acontecer não fosse a pandemia e já nós permitem operações e interações com zero contato humano. São transações cada vez mais diversas, volumosas, práticas e ágeis. Todo esse universo de novas possibilidades é tratado pela TI quem, para muito além das expectativas, efetivamente as viabiliza e suporta de maneira segura e fluente.
As empresas estão se transformando em ecossistemas.
A pandemia esta reformulado a cadeia de relações das empresas cuja horizontalidade passa a ser tão importante quanto a verticalidade e onde não mais se diferencia a relevância entre parceiros, fornecedores ou clientes. Com isso, tanto a tecnologia aplicada na TI ou no negócio, quanto aquela incorporada aos produtos ou serviços comercializados farão parte de uma única nuvem interdependente que excederá o espaço da empresa formando um ecossistema de alcançe global.