A nuvem é o caminho

As pequenas empresas precisam despertar para os significativos benefícios e ganhos que a computação na nuvem pode provocar sobre elas.


Assumido que a turbulência vivida pela pequena empresa não cessará tão cedo, o gestor precisa agilizar suas medidas para adaptar o negócio às novas exigências e desafios que se avolumam no horizonte do mundo dos negócios. Uma séria questão pré-existente e massivamente agravada pelos efeitos da crise sanitária é a perigosa defasagem competitiva apresentada pelas empresas desgarradas da Transformação Digital. Desafio que hoje se acirra porque, por um lado, a presença da tecnologia nas empresas foi agressivamente acelerada nos últimos dezoito meses e, por outro lado, as micro e pequenas empresas perderam muito da capacidade de investimento necessária para sua inclusão digital. Neste momento, uma decisão qualificada e um investimento adequado são exigências mandatórias que desafiam o empreendedor, notoriamente quando o assunto é a tecnologia. Por isso, esta semana vamos ver um ponto crucial ligado a ela e que também é rota obrigatória para a resolução desse dilema – o uso da nuvem.

Primeiramente, é preciso destacar que é animador ver que a nuvem se confirma como solução para boa parte das questões citadas acima. Poderosa, segura, ágil, versátil e acessível em uma amplitude que só e possível por ser este um mercado atendido por corporações que não poupam esforços para oferecer soluções cada vez mais plurais e acessíveis. Para a pequena empresa, elas começam proporcionando tudo o que a elas mais importa hoje – trabalho e acesso a documentos sem restrição de hora ou local, amplos recursos para o controle, a colaboração e a integração, segurança para a informação, praticidade e agilidade para integração a sistemas produtivos ou administrativos.

Avançando neste tema, veremos quarta próxima como as plataformas de produtividade do Google e da Microsoft resolvem estas questões e (re)inserem as empresas na jornada de transformação dos negócios em curso. Sexta-feira, finalizando esta nossa bordagem, veremos outro aspecto importante da nuvem que são os seus modelos de computação virtualizada e como eles simplificam a operação das empresas e empoderam seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *