Motivação = Engajamento

Quais os aspectos capazes de fomentar nas pessoas a motivação e o engajamento que fazem o sucesso de muitos negócios.


Atravessamos um período em que as empresas se encontram extremamente exigidas em todos os fundamentos organizacionais. Para alcançar desafiadores resultados, elas certamente terão a eficiência como um requisito crítico em todas as frentes do seu esforço. Por isso, é extremamente relevante conhecer como a CoFounder, conceituada entidade europeia dedicada ao estímulo e apoio ao empreendedorismo, vislumbra a condução destes esforços pela eficiência nas pequenas empresas.

Recursos
O resultado de todo trabalho depende de três fatores. Dois deles, a habilidade e a comprometimento, são da alçada exclusiva do trabalhador, mas o terceiro – os recursos, geralmente estão no âmbito do empregador ou das empresas. Deixar de fornecer aos seus funcionários ferramentas adequadas para seu trabalho invariavelmente resultará em piores resultados e menor produtividade. E essa importância cresce alinhada ao crescimento da presença e importância da tecnologia na empresa, seja na sua estrutura operacional, seja na construção do resultado do negócio. Amparando a tudo isso, é fundamental oferecer uma consistente capacitação para as pessoas além de um suporte apto e ágil para prevenir ou reduzir as paradas.

Ambiente
Outro aspecto de profundo impacto sobre a produtividade da equipe é o ambiente de trabalho. Ao proporcionar uma condição ergonômica, limpa e iluminada para o trabalho, a empresa contribui decisivamente para a evolução da produtividade. Mas é importante não perder de vista que a construção de resultados pode se dar de muitas formas, mas tudo começa com o respeito nas relações e o reconhecimento da presença e importância das pessoas, todas as pessoas. Há quem se iluda (ou pense iludir) apenas com aparências e gestos vazios. Por mais significativos que estes itens pretendam ser, nenhum deles gera os sólidos resultados proporcionados pelo soberano respeito e o pelo grato reconhecimento – estas são as forças que fortalecem os laços e geram engajamento. Destacável, ainda, é lembrar que a qualidade das relações sempre é ditada pela alta cúpula. A sinceridade e comprometimento são os mais poderoso geradores da resiliência nas relações.

Comunicação
A comunicação é um veículo fundamental para a empresa – sem comunicação, não há entendimento. Mas, o que significa uma boa comunicação? Inicialmente, significa todos estarem na mesma página o tempo todo. E para que todos estejam sincronizados de fato, tão importante quanto um consistente trabalho de marketing e a existência de processos sólidos, de clareza nas orientações e objetividade nas ações. Assim esclarecidos, todos poderão mergulhar nas suas tarefas e afazeres devidamente orientados e certos que todos caminham em uma mesma direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *