O home office passou de uma remota possibilidade para uma necessidade crescente. Saiba o que você precisa saber para proteger-se do risco e trabalhar tranquilo.
Será um processo longo e cheio de transformações. Mas o home office é uma realidade a qual nos adaptaremos aos poucos certos das suas notórias vantagens. As empresas também estão em adaptação. Questões legais, trabalhistas e toda uma imensidaão de detalhes ainda estão em tratamento, porém uma coisa é certa – a segurança sempre preocupará. Embora a TI das empresas estejam empenhadas em assegurar a blindagem dos sitemas e informações, é certo que a novidade também força o usuário a uma contrapartida melhorarando seus conhecimentos e práticas sobre segurança digital. Por isso, aqui vão algumas dicas certeriras para que você possa fazer sua parte e dar sua contribuição para um trabalho mais seguro:
1) Prefira utilizar o equipamento da empresa, todos ganham muito com isso; 2) Se utilizar um equipamento pessoal, peça a TI que crie um perfil de usuário para o seu trabalho; 3) Também peça que configurem um acesso seguro (VPN) para seu trabalho; 3) Altere a senha do seu wifi doméstico para uma alfanumerica com oito ou mais dígitos; 4) Desconecte seu equipamento da internet sempre que não precisar da conexão ou que não estiver utilizando-o; 5) Evite acessar redes de outras pessoas e jamais se conece a quaquer rede aberta ou pública; 6) Mantenha seu antivirus atualizado e 7) Se usado para home office, o seu computador é mais pessoal do que nunca, tenha cuidado.