SUA REDE É SEGURA?

Toda empresa precisa de uma rede estável e segura para operar. A rede da sua lhe inspira sossego ou apreensão?


As redes de dados estão presentes em todos os negócios atendendo a três necessidades básica e comuns a todos eles – a comunicação, a colaboração e a integração. Elas dão unicidade e conjunto às empresas e determinam a desenvoltura e até a segurança com que operam. Sem elas os negócios param. Mas, incrivelmente, nenhuma é igual a outra. Cada rede tem muito de único, de exclusivo e tais particularidades não estão relacionadas apenas às características do negócio. Além de ser o elo que conecta a empresa ao mundo, a rede também é o meio por onde o risco acessa e se dissemina no negócio, por isso elas precisam ser bem cuidadas e devidamente protegidas. Por último, a rede também reflete a maturidade tecnológica da organização e evidencia a expertise daqueles que respondem por ela no negócio.
E quais seriam os fundamentos de uma rede moderna e bem estruturada?

1) Segmentação e a Segregação
São as duas medidas essenciais para proteção de uma rede. Elas restringem o acesso e limitam o trânsito possibilitando um gerenciamento de tudo o que nela acontece.
2) Dispositivos Pessoais
Hoje quase 100% dos dispositivos dos colaboradores acessam a internet através de redes wifi internas. Da mesma forma, muitos colaboradores utilizam equipamentos da empresa externamente. Como isso está sendo gerenciado?
3) A Internet das Coisas (IoT)
A cada dia aumenta a diversidade de dispositivos operando conectados às redes. Estima-se que em 2025 haverá vinte e cinco bilhões deles em atividade no mundo. A IoT será um alvo de ataques gigantesco. Quais políticas e medidas estão preparando o controle deste risco no seu negócio?
4) Firewalls
Hoje não basta proteger seus equipamentos atrás de Firewalls pois existem inúmeras estratégias hackers capazes de contorná-los sem dificuldades. Por isso a proteção de redes também se vale de novas técnicas e lógicas para agregar segurança às medidas regulares. Do EDR às DMZ, a proteção do negócio não pode poupar esforços para protegê-lo das ameaças.
5) Usuários
As pessoas formam o elo frágil na segurança da uma rede, o cibercrime sabe disso e investe pesado na exploração desta fragilidade. Por isso elas sempre serão o aspecto mais exigente da segurança digital do negócio. E a forma como elas desempenharão seus papéis em prol da segurança na empresa dependerá de iniciativas, esforços e cuidados que se estenderão para muito além da habilidade de cada um no uso do seu computador no posto de trabalho.

Estes são os cuidados básicos que precisam estar resolvidos para que a rede da sua empresa possa ser considerada minimamente segura. Até que tudo isso esteja equacionado é melhor que você não durma de toca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *