A internet do futuro, chegou!

Com uma inventividade assombrosa e capacidade ilimitada, a internet se consolida como sendo a via que nos conduzira ao futuro.


A tecnologia introduz mudanças em nossas vidas de forma tão ampla é ágil, que nós nem temos tempo de nos espantar com elas. Mas, embora elas ocorram em todas as áreas, é no campo das comunicações que elas mais nos impactam. Muitos de nós viemos de uma antiga experiência em que falar com alguém distante ou saber o que acontecia em algum ponto remoto era um evento solenemente ocasional. Hoje vivemos esta realidade em que temos tudo ao nosso alcance o tempo todo. São os frutos do avanço das telecomunicações e do poder da sua cria mais ilustre – a internet. Agora estas possibilidades vivem um novo osalto com a chegada do wifi 6 e do 5G. Por isso, vamos dedicar nossos papos desta semana para vislumbrar para onde estas tecnologias estão nos levando. Começaremos olhando hoje como a internet nos trouxe até aqui e prosseguiremos estimando quais perspectivas nos abrem o wifi 6 (na quarta) e o 5g (na sexta). Vamos juntos?

Embora as origens do computador remontem ao final da segunda guerra mundial, a internet é algo muito recente. Até 1991, só se interagia com um computador através de teclados (modo texto) digitando “idiomas” específicos (linguagens) em uma tela monocromática (verde ou preta). Limitações que restringiam expressivamente o seu público e aplicação. Mas, naquele ano, a Apple adaptou uma inovação da Xerox (a interface gráfica) e transformou o computador em um objeto de desejo publico e item de consumo popular – tornou colorida sua tela, deu a ela dinâmica e interatividade (através do mouse), habilitou-o a “entender” a linguagem escrita convencional e, principalmente, o tornou capaz de realizar coisas úteis, lúdicas a prazerosas através dos sistemas e aplicativos. E, com a expansão das suas habilidades de comunicação para a voz e a imagem, acabou definindo-o como o ícone tecnológico desta era.

Por isso, a história da internet, é claro, está intimamente ligada à dos computadores. A internet nasceu web (teia) e era uma rede local restrita a comunicação entre computadores.  Evoluindo, se tornou a irrestrita internet (rede internacional) e passou a ser utilizada para a comunicação entre pessoas. Hoje ela já está se tornando a internet das Coisas com capacidade de atender às demandas humanas e, também, às dos sistemas e máquinas conferindo a elas interatividade e autonomia próprias. Toda essa evolução está atrelada à gigantesca expansão da sua capacidade de tráfego de dados, à evolução do hardware dedicado (equipamentos) e à sofisticação dos protocolos de comunicação que, com segurança e fluidez, estenderam enormemente seu espectro de uso. Fica cada vez mais difícil discordar das crianças e dos mais jovens que não entendem como pode ter havido vida antes da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *