O foco da nova TI – A pandemia está transformando os negócios exigindo que o foco da TI também mude.
Embora a pandemia ainda esteja longe do seu desfecho, já percebemos que alguns dos seus efeitos são irreversíveis. A TI não foge a esta realidade. Nas três edições desta semana estamos vendo quais são os mais perceptíveis entre eles. Iniciamos vendo quais são os novos objetivos da TI nos negócios. Hoje veremos como estes novos objetivos alteram o foco da TI nas empresas e finalizaremos a seguir observando quais resultados virão destas mudanças.
As atribuições da TI se expandem.
A pandemia impôs novos papeis para a presença e formato da TI nas empresas – agora, além de operacionalizar o negócio, de garantir o contínuo e seguro acesso aos dados e a total preservação da informação, a TI assume o protagonismo na introdução da tecnologia nas empresas. E suas novas atribuições não param aí. Em muitas empresas, a TI já está intimamente relacionada ao desenvolvimento e à inovação. Parte expressiva da agilidade com que algumas empresas responderam ou inovaram em cima das mudanças determinadas pela pandemia pode ser creditada a virtuosidade dos processos que possuem e a agilidade com que seus canais respondem às demandas. E este desempenho quase sempre é suportado pela TI.
O inimigo está em todos os lugares.
Até antes da pandemia, a contenção das ameaças digitais era facilitada pelo controle existente sobre o restrito espaço de risco das empresas e pela relativa previsibilidade das ameaças existentes. Era possivel saber o que esperar e se preparar para reagir ao esperado. Mas a pandemia quebrou todos estes protocolos e ainda eliminou os prazos e condições de resposta que anteriormente tínhamos. A mudança foi tamanhã, que estabeleceu que, doravante, por muito tempo as empresas só terão a robustez dos seus recursos para recuperação de desastres como medida de resposta efetivamente confiável contra o poder do risco cibernético no negócio.