Estudo mostra que a infinidade de benefícios proporcionados pelo consumo regular da água pode ser observado até na nossa produtividade.
Ainda é grande o número pessoas que só toma água quando a sede aperta e, entre elas, não são poucas as que deixam a saciedade para “quando tiver tempo”. Felizmente, cresce a olhos vistos a consciência das pessoas quanto importância do consumo regular de água para a nossa saúde. Mas o que muita gente ainda não sabe é que ela é muito mais que saúde “apenas” – ela tem direta influência sobre o nosso humor e a nossa disposição no dia-a-dia. Consequentemente, ela influencia nossa produtividade no trabalho, pois qualifica nossos processos fisiológicos críticos, a produção de energia, a transmissão de impulsos nervosos, o processamento das informações, a cognição e a memória.
Um dos estudos realizados constatou que mesmo uma leve desidratação do corpo já tem seus impactos sobre o organismo. Isso porque, por menor que seja a desidratação, ela já compromete as propriedades do nosso sangue provocando um efeito cascata que vai, progressivamente, desequilibrando as funções do organismo: – Primeiramente, porque o sangue perde suas propriedades ideais de fluxo e nutrição, mas não é só isso. A desidratação também afeta a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes que eles possuem. Portanto, ela compromete a circulação e a qualidade nutricional do sangue comprometendo a depuração do organismo o que pode causar o envelhecimento precoce e até mesmo doenças (graves inclusive).
A ciência recomenda aos adultos ingerir entre 1 e 1,5 litros de água por dia, essa ingestão pode ser dada em doses periódicas de 200 a 300 ml cada. Os benefícios dessa rotina são imediatos e, também, cumulativos. Porém, é importante destacar que eles só são obtidos pela ingestão da água pura, nenhum outro líquido, mesmo aqueles mais elaborados, possuem suas ricas propriedades. Por isso, é fundamental que as pessoas se hidratem sendo que as empresas se beneficiam em muito quando aderem a esse esforço. No ambiente de trabalho, as ações de marketing pontuais não resultam tão poderosamente quanto os trabalhos consistentes e de caráter permanente. Por fim, é certo que a água pode não ser a solução para tudo, mas ela empodera muito a nossa resiliência e capacidade de enfrentar poderosamente àquilo que ela não resolve.