Conhecer o negócio profundamente e fugir da acomodação sem temores, são diferenciais das Startups que as PMEs precisam incorporar urgentemente.
Ninguém mais dúvida que o modelo de geração de negócios usado para a criação das Startups alcançou o estado da arte. Ele é vencedor por incorporar fundamentos extremamente poderosos, claros e eficazes a ponto de garantir o sucesso e a assombrosa valorização que as Startups apresentam. Por isso, vale conhecer alguns destes fundamentos cuja aplicabilidade se encontra mais ao alcance das nossas PMEs. E isso que estamos fazendo através das nossas postagens desta semana. Começamos em (08/03) falando sobre a Gestão Operacional e Humana, hoje veremos a importância da Pivotagem e da Análise de Negócios para finalizamos na sexta (12/03) falando sobre Modelo de Negócio.
Pivotagem (Mude sempre que preciso)
Quando uma Startup detecta uma necessidade ou uma oportunidade de mudança ela, simplesmente, muda (Pivota) e segue em frente. As Startups nasceram para mudar e fazem deste trunfo a razão da sua alta resiliência. Isto porque entendem a mudança como preciosa oportunidade para correções estratégicas ou para expansão dos ganhos ou do seu mercado. Para elas, a mudança estratégica pode ser fruto de um plano do negócio ou de uma oportunidade descoberta. Já a mudança necessária se dá para correções no negócio ou diante de sinais de estagnação de produtos ou serviços, do negócio propriamente ou do seu mercado.
Análise de Negócio (Só haverá controle onde houver monitoramento)
Uma Startup só nasce mediante a constatação de uma clara oportunidade de negócio e, quase sempre, essa oportunidade virá de uma inovação ou de alguma demanda latente no mercado. No entanto, mesmo depois de estabelecida, essa oportunidade será submetida a um permanentemente monitoramento porque a Startup sabe que a sustentabilidade do negócio exige que ela mantenha um olho no agora e outro no futuro. Como tem como certo que seu produto ou serviço se desgastará ou será superado em algum momento, usa o monitoramento como recurso fundamental para antecipar-se à desvantagem mudando rapidamente graças à fluidez que lhe caracteriza e a agilidade que a tecnologia lhe assegura.