A tecnologia é promessa de um futuro fantástico para a humanidade, mas a segurança da informação ainda permanece uma incógnita.
Não há margem para dúvidas de que a tecnologia que nos cerca e envolve é responsável pela mais impactante transformação que humanidade já assistiu até aqui. Entretanto, esta força que sempre tanto prometeu, é hoje fonte de uma controversa polêmica – temos pela frente caminho seguro para um mundo melhor ou estamos à deriva em meio a uma tormenta de incertezas? Essa questão se levanta onde quer vejamos a tecnologia em ação, na ciência, na educação, na exploração do planeta, na comunicação, na saúde, no trabalho e nos meios de produção, na nossa expansão para o espaço, na cognição do indivíduo, na formatação da sua consciência e na concretização da sua experiência de vida. Mas, sem ignorar a ponderação daqueles que afirmam que uma transformação desta magnitude nunca seria uma unanimidade, não podemos deixar de ver como assustador o minúsculo coro de vozes que se manifesta realmente preocupado com a atual avassaladora dimensão do risco presente em todas as fronteiras da tecnologia.
É a avaliação desse risco no campo da segurança da informação que faremos juntos esta semana, começando por ver nesta quarta a situação das pessoas e empresas e, na sexta, as mais recentes contra-medidas adotadas para contê-lo.
Até quarta.