A importância desta data que foi criada para que o estado, pessoas e empresas enfrentem a calamitosa situação da privacidade digital no mundo de hoje.
Desde o ano passado temos essa pavorosa pandemia ameaçando nossas vidas somada aos profundos impactos dela sobre a economia. E ainda tivemos movimentos sociais em escala mundial além de desastres ambientais inimagináveis. Este é um período estressante.
Por conta disso, as empresas e, principalmente, nós pessoas nos desligamos dessa imprescindível questão que é a privacidade digital. Mas a retomada dessa jornada foi dada dia 28 passado quando foi celebrado o Dia Mundial da Privacidade de Dados. Nesta data, no ano de 1981 na cidade de Strasburgo, foi celebrado o primeiro tratado internacional sobre o Tratamento Automático de Dados Pessoais. Foi sobre essa base que, muitos anos depois, frutificaram a GDPR Europeia e a LGPD brasileira. Os avanços havidos até no tocante às garantias à privacidade digital do indivíduo são magníficos, mas anda distam dos resultados almejados. Principalmente porque ainda somos nós, pessoas o elo mais fraco da corrente da Segurança Digital.
Por isso, vale retomar as ações básicas que nós, em casa e no trabalho, devemos promover pela melhoria da nossa própria segurança digital:
Em casa
1 – Certifique-se da legalidade de todos os programas e ferramentas que utiliza e atualize-os sempre.
2 – Use um antimalware (vírus, espiões e Cavalos de Tróia) seguro. Obedeça aos protocolos de segurança e mantenha uma rotina de atualizações e verificações.
3 – Pense cuidadosamente antes de prestar informações pessoais a aplicativos e sites.
4 – Considere o que postar nas redes sociais lembrando que elas expõem suas particularidades, ideias e sentimentos.
No trabalho
1 – Respeite a finalidade dos recursos corporativos que você utiliza restringindo seu uso e abrangência aos propósitos e objetivos determinados.
2 – Cuide com zelo das informações da empresa e dos clientes prevenindo problemas ou mesmo prejuízos que podem pesar sobre você.
3 – Promova um ambiente seguro e salutar a sua volta incentivando estas noções e posturas entre seus familiares e colegas.