E ENTÃO, VAMOS PRA NUVEM?

Não, a nuvem não é o céu, mas é hoje o mais próximo que você pode chegar dele. As pequenas empresas precisam começar sua ascensão.


A computação se desprendeu do chão com o surgimento dos processadores multinucleares viabilizandoA a virtualização de computadores. Dali em diante, a capacidade de processamento não parou mais de se multiplicar proporcionando aos negócios asas para o infinito. Hoje, as grandes corporações elaboram suas estratégias em escala global realizando espantosos resultados graças a redes mundiais de processamento e às gigantes operadoras de computação em nuvem. Então, se é para a nuvem que os negócios estão se mudando, é para lá que sua empresa também precisa rumar.

Por que ir para nuvem? Este é a questão mais relevante para uma migração bem-sucedida. Quase todas as empresas sabem como é importante se transformar digitalmente, mas identificar o “porquê” pode ser um desafio. Mas, antes do porquê, você precisará entender claramente o que é a computação em nuvem, para que ela serve e como ela será útil ao seu negócio. O passo seguinte será descobrir como seus atuais gargalos e necessidades poderão ser resolvidos pela mudança e, então, determinar a ordem com que as áreas do negócio farão a migração. O mais comum é iniciar a mudança pelas operações administrativas e só depois envolver as produtivas. Opte por soluções que possuam integração com outras ferramentas web que viabilizem a criação de uma esteira única para atender ao negócio de ponta a ponta. Olhe para o futuro e coloque suas expectativas lá no final do processo. Imagine como as soluções atenderão ao negócio em um, dois ou até cinco anos. Será crítico avaliar a escalabilidade de cada plataforma potencial, sua capacidade de processamento, segurança e acessibilidade pois, suas soluções em nuvem precisarão acomodar o trabalho remoto e mobilidade global.


Também evite, sempre que possível, soluções que apresentem algum tipo de limitação. Por outro lado, certifique-se de elas que possuam um backup amigável e confiável lembrando-se de que isso será mais desafiador do que se pode supor. Aliás, com sua operação na nuvem, você precisará de um apoio técnico muito competente. Isto para criar e manter uma infraestrutura de comunicação de dados adequada, uma proteção da informação correta e um relacionamento de nível com seus fornecedores de tecnologia, principalmente nos momentos difíceis. E lembre-se de que a adoção da nuvem raramente (ou nunca) é indolor. Por isso, saiba que se ela for mal planejada ou incorretamente executada, poderá levar você a um beco sem saída, mesmo que no longo prazo.


Mas fique certo de que a sua decisão será determinante para o futuro do seu negócio, pois as soluções em nuvem estão na alma da Transformação Digital das empresas e são um passaporte visado para uma jornada longa e próspera no plano digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *