Com a Black Friday entramos na temporada de compras. Vamos repassar os cuidados para que tudo seja mesmo só alegria?
As circusntâncias deste duro ano, devem determinar que as compras para as festas devem mesmo se concentrar no meio digital pela necessidade do distanciamento, pela crescente praticidade e pelas imbativeis promoções. Para quem está fazendo isso pela primeira vez (e mesmo para os que já são garimpeiros das lojas virtuais), nunca é demais reforçar os cuidados necessários na hora de escolher sua loja, fechar o carrinho e concretizar a compra. Hoje existem ferramentas que nos ajudam nessa delicada tarefa, então, vamos fazer a coisa certa:
Mesmo nas lojas tradicionais, dê antes dê uma olhada nos comentários dos compradores para ver como anda o nível de satisfação que a loja está proporcionando aos clientes. Aprovado?
Então veja se o endereço do site indica ser ele seguro estando precedido por um cadeado fechado e iniciado pelas letras https. Tudo ok?
Depois, sendo a sua primeira compra no site, consulte a avaliação da empresa no site Reclame Aqui (https://www.reclameaqui.com.br/) para saber sobre a reputação da empresa e da qualidade do pós-venda.
Agora, ciente de que não basta ser seguro para um site se habilitar a receber seus dados pessoais e financeiros, verifique se ele é blindado. Para isso, copie o endereço do site da loja e cole na caixa de pesquisa do Site Blindado (https://www.siteblindado.com/consumidor/verifique/) (não precisa informa seus dados).
Por último (e mais importante), através da ferramenta de navegação segura do google, confirme se o site é mesmo o oficial da loja (e não um clone) tambem colando o endereço dela em (https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search?hl=pt_BR).
Tudo certo?
Boas compras!