O estilo Elon Musk de ser

Admirado, invejado, contestado, temido, provocado, atacado e odiado. Por que Elon Musk é muito mais do que um mega empreendedor.


Não dá para contar os feitos de Elon Musk sem se espantar, principalmente, com a maneira ousada como ele vem influenciando diferentes setores do mundo dos negócios com suas disruptivos iniciativas e suas nem sempre palatáveis provocações. Mas, por mais relevantes que sejam estas questões, todas acabam ofuscadas pelo seu inesgotável talento inovador, visionário, futurista e empreendedor. Mas, indo além de tentar descrevê-lo, seríamos capazes de interpretá-lo incorporando alguns dos seus aspectos vencedores? Quais perspectivas aplicadas pelo gênio para a tomada de decisões poderíamos tentar incorporar ao nosso próprio estilo de gestão e liderança?

Visão de fracasso
Justine Wilson, primeira esposa de Musk, nos conta a singular situação em que conheceu Musk. Ambos frequentavam a mesma sala na faculdade. Um dia um professor informava aos alunos da sala as notas dos exames realizados e Musk recebeu uma nota 9.8. Depois que todos haviam sido informados, Musk se dirigiu ao professor e indagou a razão da nota ter sido dois décimos abaixo da por ele esperada. O professor recebeu a insolência com bom-humor, mas esclareceu que a nota era decisão dele. Eles travaram então, uma discussão que exasperou ao restante da sala – quem era o idiota que estava brigando por dois décimos de uma nota quase prefeita? É desnecessário dizer que, ao final da discussão, o professor corrigiu a nota de Musk para 10.
1ª Perspectiva – Musk nunca foi complacente com nenhum resultado que não fosse exatamente aquele que ele espera.

Foco determinado
Durante a infância da Tesla, Musk frequentemente dormia na cadeira da própria mesa de trabalho para poder dedicar o maior tempo possível aos gigantescos problemas que o lunático projeto lhe impôs. Ele desenvolveu a habilidade de entrar em um estado de fluxo capaz de colocar toda a sua genialidade focada apenas na tarefa que ele tinha na sua frente. Sem ignorar os espantosos sucessos de Musk nas mais diversas áreas, olhemos apenas para a Tesla de hoje, esse gigante que está revolucionando um dos pilares da tecnologia mundial – o mundo automotivo.
2ª Perspectiva – Se os feitos de Elon Musk, Steve Jobs e Bill Gates não nos convencerem do poder do foco, nada o fará.

Uma ética de trabalho que se alimenta de paixão
Musk é bem-sucedido porque entende ser o sucesso a única recompensa aceitável para o seu esforço. Quando temos as coisas claras a esse ponto, passamos a nos mover pela paixão. Consequentemente também passamos a amar o que fazemos porque fazemos o que amamos. Se desenvolvemos uma paixão pelo trabalho que estamos fazendo, o trabalho deixa de ser trabalho para se tornar uma missão. Nada será capaz de anular a força de uma paixão que nos alimente.
3ª Perspectiva – Quando encaramos nossos desafios apaixonadamente, transformamos dor em contentamento.

Pensamento escalar
As grandes ideias de Musk nascem de questões simples – O trânsito da Califórnia é estressante. Como tornar o deslocamento das pessoas mais conveniente? Uma ferrovia? Uma ferrovia elétrica? Uma ferrovia elétrica transitando em um ambiente fechado? Assim nasceu o Hiperloop! Foi uma pergunta simples, gerando sucessivas respostas que evoluíram para um projeto disruptivo. Esse é o jeito Musk de formatar suas ideias.
4ª Perspectiva – Grandes soluções devem ser elaboradas através do encadeamento de ideias simples.

Intensidade saudável e inabalável
Musk não tem como não ser intenso, seus resultados exigem isso. Mas sua intensidade sempre foi producente para os negócios e para ele próprio. No entanto, a intensidade tende a ser nociva e até perigosa quando empregada sem controle. Pessoas comprometem ocasiões, resultados e até projetos devido à falta de controle. Essas situações muitas vezes são devidas ao despreparo ou a ansiedade de se tentar ser aquilo para o qual não se preparou ou se está pronto.
5ª Perspectiva – Elon Musk é Elon Musk porque ele é o Elon Musk. Nunca nos esqueçamos desta realidade.

Se conseguirmos incorporar algumas destas visões às nossas características profissionais, teremos boas chances de também nos tornarmos exemplares em qualquer atividade que desempenhemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *