O trabalho em equipe deixa de ser um diferencial das empresas líderes e passa a ser uma necessidade imediata universal.
Conseguir que seus funcionários se integrem e atuem como uma verdadeira equipe é um dos maiores desafios do universo corporativo atual. Expectativa que a Transformação Digital está tornando muito mais crítica – o digital só excede quando as pessoas o exploram de maneira hábil e coordenada. Da mesma forma que as empresas estão mudando porque será impossível sobreviver fora da transformação, as pessoas também precisarão desenvolver habilidades profissionais para atender às necessidades e objetivos destas empresas atuando de maneira estratégica e orquestrada. É hora de estimular o jogo de grupo e delegar a tomada de decisões por toda a organização. Tecnologia e informação pra isso já existe e as oportunidades (e os clientes) necessitam desesperadamente disso.
Hoje, as organizações bem-sucedidas investem decididamente na cultura do aprendizado, na auscutação do cliente e permitem que a equipe tome decisões, ofereça soluções e assuma compromissos em seu nome, sem pestanejar. Mas, para isso, preparam seus profissionais ou prospectam no mercado valores capazes de se integrarem a esta realidade e atuar dentro dela. Eis aqui alguns elementos-chave desta cultura tão valorosa:
- Aceite que você não sabe todas as respostas – mostre humildade. Qualquer coisa que você ou sua equipe saiba sobre o mercado hoje pode mudar amanhã. Não exija ou assuma respostas imediatas e certas. Promova uma cultura de constante diálogo interno e com os clientes, estimule a experimentação e proporcione os pivôs que permitirão a empresa se manter ágil e competitiva.
- Aceite que a equipe falhará por vezes, mas exija que evoluam como resultado. Mas, se o fracasso for estigmatizado, as pessoas correrão cada vez menos riscos e sua empresa engessará. Pratique o post-mortems sem culpa para examinar honestamente o que deu certo e o que não deve ser continuado e siga em frente mais assertivo e experiente.
- Promova a autodireção e o alinhamento como uma missão maior. Se sua missão é clara e a organização está alinhada em torno dela, a autodireção cria raízes e qualifica as decisões. Assim, os membros da equipe se sentirão motivados e seguros para assumir responsabilidade pessoal pela qualidade, criatividade, colaboração e aprendizado – a empresa precisa oferecer ambiente e suporte para tudo isso.
- Promova o compartilhamento honesto de informações – boas ou ruins. Nunca desqualifique um mensageiro de más notícias. Não se esqueça de ouvir atentamente a mensagem toda antes de responder ou questionar. Mantenha a emoção controlada e o diálogo positivo e focado. Ninguém aprende com carrancas, silêncios, explosões ou pressões aterrorizantes.
- Pratique um viés que conduza à ação. Debates infrutíferos e analises vazias são o inimigo a ser eliminado neste mercado cuja competitividade a nada espera. Uma cultura de processo próspera indicará que muitas pequenas decisões acontecerão quase que instataneamente propagando mudanças imperceptiveis que garantirão o resultado e viabilizarão o desenvolvimento necessitado.
- Estabeleça para toda a empresa que a satisfação do cliente é a única ponte para o amanhã. Para sustentar uma posição de mercado as empresa e suas equipes precisarão trabalhar árdua e sinérgicamente. Todos, do CEO à equipe do Call Center, devem estar focados no cliente e ter uma visão clara do que eles pensam, precisam ou esperam.
Então, construa uma cultura de equipe de colaboração, diversidade e confiança. As melhores equipes de aprendizado são menores, diversificadas e trabalham em ciclos curtos e interativos. Não há mais tempo para trabalhos longos, seccionados ou repetitivos. Equipes multifacetadas, quando integradas, colaboram muito melhor e produzem muito mais. Bom que se concorde que nada do exposto deve ser considerado como impossível – o amanhã do seu negócio exije que você resolva isso hoje. Gigantes tidos como eternos, PamAm, Kodak, Blockbuster e muitos outros, desapareceram sorvidos pela incapacidade de fazer o que era necessário no momento exigido. Como não temos um mar de escolhas a fazer, estejamos certos de que coragem e determinação serão um imprescindível começo, agora.