Perfeccionismos

Hoje o perfeccionismo se tornou um grande problema, os perfeccionistas estão pavimentando a perfeita estrada que, ao fracasso, tudo conduz.


Por muito tempo o perfeccionista foi o exemplo a ser seguido, mas esse tempo passou. Hoje, não são poucos os que só enxergam problemas neles. A começar pela psicologia que vê o perfeccionista como um indivíduo estressado, ansioso e de personalidade difícil. Para muitas empresas, o perfeccionista ainda é um trabalhador com muitas deficiências em dois quesitos delicados no atual mundo dos negócios – produtividade e prazo. Portanto, não considere mais ser vantajoso se dizer perfeccionista onde quer que seja, muito menos no trabalho.

Embora raramente se perceba um perfeccionista apenas de olhar, a realidade é que eles são muitos e estão por toda a nossa volta. Aliás, muito do errado e do malfeito que vemos por aí é resultado do trabalho de perfeccionistas. Eles não conseguem enxergar que o ótimo é o maior inimigo do bom e. para alcançarem resultados quase sempre imperceptíveis para ou outros, acabam se perdendo em suas tarefas e atribuições. E ainda, além de compormeter tarefas e objetivos com suas diiculdades, escancaram o perfil centralizador, individualista, desconectado e inseguro que possuem.

De trato genioso, teimoso e inconsequente, o perfeccionista não conseque enxergar o fato de que a “perfeição” é uma miragem cuja possibilidade de alcance é inversamente proporcional ao esforço que ele faz para alcançá-la – quanto mais próximo ele achar que estiver, mais distante ele de fato estará. Portanto, estabelecendo que quase tudo o que fazemos atenderá à maior parte das expectativas se situar-se entre o suficiente e o satisfatório, coloquemos em prática algumas medidas para atenuar esta desnecessária mania:

  • Você não deixará de o considerar importante, mas avalie honestamente o que ser perfeccionista tem resultado para você de fato.
  • Aceite seus medos. Saiba que o temor da desaprovação, do erro ou da falha, embasa fortemente a compulsão pela perfeição.
  • Dirija sua atenção para o processo e não para o resultado. Ai sim você verá sua capacidade gerar real valor.
  • Trace metas. Muitos perfeccionistas não passam de autênticos procrastinadores. As metas ajudarão a colocar foco no que interessa.
  • Aprenda a errar. Não há aprendizado fora do erro. Concentre-se em aprender, em vez de ficar o tempo todo obcecado em ser excelente.
  • Seja positivo, substitua o “tudo ou nada” por uma expectativa realista e descubra outras milhares de formas de se sentir satisfeito.
  • Compartilhe suas dificuldades com as pessoas. Aceite que a avaliação do outro também pode ser uma régua melhor do que sua.
  • Peça ajuda e ofereça ajuda. Resultado só é benefício se compartilhado, erros e danos pesam muito menos quando divididos.

O perfeccionista está sendo desafiado a tentar se juntar aos apenas normais e descobrir a maravilha que é ser uma pessoa comum e ser ver como um igual em meio ao todo.

Até a próxima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *