Por estar diretamente relacionada aos processos, portanto, aos resultados, a qualidade se estabelece como o pilar central de toda empresa.
Depois de vermos na segunda passada o que é a Política Corporativa e qual sua importância para as empresas, veremos hoje que a Gestão da Qualidade é um conjunto de recursos que as empresas aplicam para garantir a conformidade dos seus processos visando a padronização dos seus produtos ou serviços, a potencialização dos seus resultados e a satisfação das expectativas dos seus consumidores.
São estes os recursos aplicados para a Gestão da Qualidade nas empresas:
A Política de Qualidade
Protocolo que define como a empresa alinhará seus recursos e processos aos requisitos das normas (ISO) para a padronização da sua qualidade e conformidade.
O Compromisso de Qualidade
Documento onde a empresa expressa seu compromisso de entregar produtos e/ou prestar serviços hábil e corretamente elaborados e conformes em suas especificações técnicas e construtivas.
O Manual de Qualidade
Protocolo que define o papel que as pessoas desempenharão para a conformidade dos processos executados na empresa.
O Sistema de Gestão da Qualidade
É uma plataforma composta por dispositivos, protocolos e processos, preferencialmente gerenciada por um sistema que é aplicada para a garantia da conformidade na empresa, a potencialização dos seus resultados e aferição da satisfação proporcionada ao cliente por aquilo que produz ou realiza.
Sexta próxima finalizaremos está série com uma visão sobre a Politica de Segurança Corporativa
Até lá.