Grandes ideias são eternas! A Volkswagen reformula totalmente a Perua Kombi e da nova vida a um projeto mundialmente consagrado.
Com 72 anos de vida celebrados dia 8 passado, a Kombi se junta ao Fusca para coroar a Volkswagen com protagonista de dois dos mais longevos e emblemáticos ícones da tecnologia automotiva mundial. Parte da história de inúmeras pessoas por todo o globo, a Kombi reinou sozinha por décadas até que a categoria das Vans surgisse para competir pelo mercado. Embora nem mesmo sua obsolescência tecnológica tenha sido capaz de ofuscar seus ímpares atributos, em 2013 ela teve sua produção encerrado devido a impossibilidade de incorporar a ela algumas necessárias atualizações de segurança. Mas a guerreira não se deu por derrotada – a Kombi está voltando. A montadora está finalizando uma reformulação completa do conceito e se prepara para retorná-la ao mercado ainda este ano, moderníssima.
A nova Kombi virá com um motor elétrico de 200 cv e 150 kW de potência impulsionado por baterias de 77 kWh. Seu desenho passou por uma radicalização aerodinâmica que enche os olhos sem mascarar suas origens. Ela terá uma autonomia suficiente para rodar até 400 quilômetros e sera capaz de recobrar 80% da sua bateria com meros 30 minutos de carga. O interior futurista oferecerá conforto para os passageiros e 1.121 litros de capacidade. Se a segunda fila de bancos for rebatida, essa capacidade chegará aos 2.205 litros. Os controles passam a ser acionados através de painéis táteis comandando mais de 30 sistemas de bordo, incluindo o poderoso “Car2X” que funcionará como um copiloto virtual, tanto assistindo ao motorista quando em trânsito quanto assumindo a condução nas manobras de risco, recorrentes ou repetitivas como estacionar na garagem de casa, na vaga do estaionamento ou na rua, deslocamentos curtos, condução em trânsito congestionado, etc.
Mas o destaque da moderníssima Kombi será o seu carregamento bidirecional. E o que é isso? Ela será capaz de ceder sua energia para o carregamento de um outro veículo ou para alimentar sua casa caso falte energia! De fato, a VW sugere que os proprietários utilizem este recurso como fator de economia doméstica – durante o dia, você carrega as baterias da kombi com energia solar, à noite, as baterias carregadas alimentam a iluminação e os eletrônicos da casa. Não é legal isso?! A Kombi volta com tudo para permanecer sendo a eterna queridinha.