Revitalizar é vital!

Já não restam muitas dúvidas, as respostas imediatas que nossas empresas urgentemente necessitam, terão de ser dadas por nós próprios.


Estão claros os sinais de que esta dura jornada que enfrentamos, por muito tempo ainda será pontuada pela insegurança e pela imprevisibilidade. Diane desta realidade, nos vemos exigidos a nos reinventarmos diariamente buscando formas e recursos para manter nossos negócios ativos e sustentáveis. Neste cenário, tal resultado, depende diretamente da nossa capacidade de responder eficientemente às necessidades do negócio e satisfatoriamente às demandas dos clientes. Tudo isso só se tornará sustentável onde a vitalidade estiver presente e é sobre ela que falaremos hoje.

Nunca a inconformidade e o desalinho foram tão impactantes para as empresas. A única barreira realmente efetiva contra esses males é a melhoria contínua dos processos dos negócios. No entanto, como explorado em postagem de semanas atrás, a jornada para a consolidação dos processos nos negócios é imperiosa, mas ainda se mostra como um desgastante desafio para muitas empresas.. Diante desta realidade, a otimização se insere como uma abordagem mais factível, prática, ágil e responsiva para a empresa atacar objetivamente seus problemas. Tecnicamente, benchmarks de negócios (comparando os números da empresa com os do setor ou os da concorrência) funcionam como os mais eficientes indicadores das carências existentes. Mas, há uma outra orientação também poderosa e ainda mais prática. Trata-se do trabalho direcionado sobre algumas áreas da empresa onde a otimização, comumente, apresenta auspiciosos resultados. Abaixo, destacamos algumas delas:

Presença online.
Já esta claro que a a atual grande vitrine dos negócios é a internet. Portanto, se você não é visto, você não é notado. Essa visibilidade pode ser elaborada através de uma enorme variedade de alternativas. A pesquisa “perto de mim” se destaca entre elas porque, por razões óbvias, é uma das mais utilizadas pelas pessoas quando de suas pesquisas corriqueiras. De acordo com o Google a pesquisa “perto de mim” mantem um crescimento relevante e constante desde 2015. Por isso, você precisa se concentrar em melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa local (SEO) e a presença online. Otimize sua ficha do Google Meu Negócio com fotos profissionais, categoria, site e dados corretos. Também, incentive seus clientes a comentar e classificar seu negócio. Os comentários dos clientes satisfeitos são o seu mais poderoso argumento de venda.

Ouça seus clientes.
Pesquise, se interesse pelas ideias, preferências e sugestões deles e corresponda a elas com ações, promoções, conteúdo web e campanhas pautadas pela colaboração recebida. A reciprocidade sera recompensada.

Aprimore seus processos.
Comece a gestão dos processos da empresa pelas bordas, é ali que sua empresa se conecta com o mercado e seus clientes com sua empresa. Assim, os resultados aparecerão mais brevemente e refletidos em números e satisfação.

Viva a experiência do cliente.
Eleve a experiência do cliente. No atendimento, por ter ela direta relação com a efetividade das suas vendas, e na entrega e pós-vendas por serem ambos onde os clientes concluem a jornada da compra realizada..

Treine, monitore, estimule e recompense sua equipe.
É preciso estar claro o papel de cada um dentro da mecânica e dos objetivos do negócio. E o sucesso do trabalho das pessoas pela empresa precisa ser justamente reconhecido. Estando preparados e motivados, todos responderão positivamente às eventuais falhas e imprevistos que, potencialmente, representam impactos ou máculas para a imagem dos negócios.

Racionalize sua estratégia.
Pense que há diversas alternativas para você melhorar seus números e estude criteriosamente suas opções. Por exemplo – você pode incrementar sues números aumentando seu volume de vendas, aumentado sua margem de lucro ou reduzindo seu custo operacional, entre várias outras possibilidades. Paralelamente, um sério trabalho pela fidelização da clientela pode proporcionar ao negócio um seguro colchão para os momentos de retração ou incertezas no mercado.

Ajuste sua produtividade.
Avalie a produtividade dos funcionários dividindo a receita total (ou das vendas) pelo número de funcionários. Se você procura formas de otimizar seus números, esta pode ser métrica capaz de lhe ajudar a escolher entre reduzir seu custo e/ou amentar sua produtividade. Os pontos citados são importantes, estão presentes em todas as empresas e, neste momento, podem ser de decisivo impacto para nossos negócios em face da dimensão dos desafios que todos enfrentamos.

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