As promessas do novo Windows são muitas, porém são para poucos. Definitivamente, a obsolescência programada chegou ao mundo dos computadores.
OWindows 11 foi oficialmente lançado nesta terça feira (05/10). Anteriormente, a versão beta esteve disponível para download por algum tempo, embora de forma intermitente e confusa. Boa parte dessa confusão se deveu aos critérios de elegibilidade determinados pela Microsoft para instalação do sistema nos computadores. Mais por precaução do que por necessidade (aparentemente, ao menos), a régua teria sido estabelecida em um ponto exageradamente alto o que qualificaria para a atualização um número bastante reduzido de computadores – apenas seriam atualizados os computadores dotados da tecnologia Trusted Platform Module (um chip que proporciona uma segurança digital baseada no hardware e em uma robusta criptografia digital) e de processadores Intel sucessores aos da sétima geração. O descontentamento levou a Microsoft a reavaliar esses, mas, até agora, nada de definitivo foi estabelecido.
A razão desta seletividade toda está na preocupação da Microsoft com a segurança do novo sistema e com a qualidade da experiência do usuário. Como os recursos para estas garantias só estão presentes nos computadores lançados nos últimos três ou quatro anos, a decisão foi óbvia. A segurança está ligada a presença da tecnologia TPM acima citada e de componentes (e respectivos drivers) desenvolvidos com níveis mais elevados de segurança. Já o desempenho, está relacionado aos HDs SSD e às memórias DDR3 e 4 que proporcionam um desempenho muito melhor aos computadores. Por último, é importante saber que a garantia e suporte ao novo Windows só será oferecida pela Microsoft aos equipamentos que atenderem às critérios de compatibilidade por ela exigidos.
Então, o novo sistema será gratuitamente instalado nos computadores compatíveis através das atualizações automáticas do Windows. Estima-se que esta atualização se estenda até meados do próximo ano. Nas lojas, é esperada uma razoável oferta de opções pré-instaladas de fábrica já para a Black Friday. Mas, os mais ansiosos não ficarão no escuro. Através desta ferramenta da própria Microsoft você pode verificar se o seu computador está apto para receber o Windows 11. E mesmo os computadores não qualificados poderão receber o novo sistema desde que o usuário realize manualmente toda a operação para instalação. Entretanto, nestes casos, antes de realizar o upgrade, é recomendável bem avaliar os prováveis impactos que o Windows 11 provocará sobre o computador.