Algumas dicas para você minimizar o risco e o impacto que alguns incidentes podem provocar sobre o seu trabalho remoto.
Até aqueles que duvidavam firmemente de que a pandemia impactaria o trabalho nas empresas já se renderam às evidências de que nada mais será como antes. O distanciamento é o grande destaque disseminando o home office e o trabalho remoto por todo o mundo. As implicações desta mudança são severas sendo a segurança a mais grave delas.
A segurança também é uma preocupação para os colaboradores que trabalham em trânsito ou remotamente. Por isso, compartilhamos hoje uma lista de recomendações gerais que influenciam a segurança no uso remoto de dispositivos e comutadores corporativos:
- Respeite a natureza e o propósito dos seus dispositivos;
(Não permita que as ferramentas do seu trabalho para a empresa sejam utilizadas por outras pessoas e nem para outros propósitos. Não queira pagar para ver o tamanho dos problemas que isso pode lhe causar) - Não se apavore diante da dificuldade;
(Dúvidas e problemas são inerentes a qualquer sistema e situação. Mas não permita que os imprevistos arrisquem seus compromissos e prazos. Comunique e compartilhe tudo prontamente) - Informe ao seu líder qualquer dificuldade persistente.
(Cabe a ele garantir que seu trabalho não seja prejudicado) - No seu equipamento, mantenha aberto apenas o necessário;
(Isso garantirá equilíbrio e fluidez para o trabalho. Coisas abertas desnecessariamente provocam sobrecarga, aquecimento, lentidão e travamentos) - Salve seu trabalho frequenemente;
(E proteja-se contra problemas se algo indesejado ocorrer) - Não retenha arquivos no seu computador;
(Lugar de salvar documento é lá no diretório da empresa. Equipamento se recupera ou se troca. a informação não) - Assegure o resultado do seu trabalho;
(Se proceder de modo seguroa e conforme já é importante dentro da empresa, muito mais crítico isso se torna agora estando você fora dela) - Reinicie o computador;
(Além de ser uma necessidade do Windows, isso também pode ajudar quando o computador se altera ou fica bobo) - Compratilhe suas dificuldades e dúvidas;
(Pode ser que o problema não esteja no computador ou que algum colega conheça a causa e/ou a solução para ele) - Quando acionar o suporte?
(Quando nenhuma das duas dicas acima funcionar, quando o computador não voltar após reiniciar sou sob supeita de virus) - O que fazer diante da suspeita de vírus?
(Imediatamente desconecte o wifi, desligue o computador segurando o botão power e acione o suporte em seguida) - Conte com alguma espera para receber apoio por parte do Suporte.
(Lembre-se de que o momento aumentou expressivamente a demanda por apoio técnico)