Trabalhando remotamente.

Algumas dicas para você minimizar o risco e o impacto que alguns incidentes podem provocar sobre o seu trabalho remoto.


Até aqueles que duvidavam firmemente de que a pandemia impactaria o trabalho nas empresas já se renderam às evidências de que nada mais será como antes. O distanciamento é o grande destaque disseminando o home office e o trabalho remoto por todo o mundo. As implicações desta mudança são severas sendo a segurança a mais grave delas.

A segurança também é uma preocupação para os colaboradores que trabalham em trânsito ou remotamente. Por isso, compartilhamos hoje uma lista de recomendações gerais que influenciam a segurança no uso remoto de dispositivos e comutadores corporativos:

  • Respeite a natureza e o propósito dos seus dispositivos;
    (Não permita que as ferramentas do seu trabalho para a empresa sejam utilizadas por outras pessoas e nem para outros propósitos. Não queira pagar para ver o tamanho dos problemas que isso pode lhe causar)
  • Não se apavore diante da dificuldade;
    (Dúvidas e problemas são inerentes a qualquer sistema e situação. Mas não permita que os imprevistos arrisquem seus compromissos e prazos. Comunique e compartilhe tudo prontamente)
  • Informe ao seu líder qualquer dificuldade persistente.
    (Cabe a ele garantir que seu trabalho não seja prejudicado)
  • No seu equipamento, mantenha aberto apenas o necessário;
    (Isso garantirá equilíbrio e fluidez para o trabalho. Coisas abertas desnecessariamente provocam sobrecarga, aquecimento, lentidão e travamentos)
  • Salve seu trabalho frequenemente;
    (E proteja-se contra problemas se algo indesejado ocorrer)
  • Não retenha arquivos no seu computador;
    (Lugar de salvar documento é lá no diretório da empresa. Equipamento se recupera ou se troca. a informação não)
  • Assegure o resultado do seu trabalho;
    (Se proceder de modo seguroa e conforme já é importante dentro da empresa, muito mais crítico isso se torna agora estando você fora dela)
  • Reinicie o computador;
    (Além de ser uma necessidade do Windows, isso também pode ajudar quando o computador se altera ou fica bobo)
  • Compratilhe suas dificuldades e dúvidas;
    (Pode ser que o problema não esteja no computador ou que algum colega conheça a causa e/ou a solução para ele)
  • Quando acionar o suporte?
    (Quando nenhuma das duas dicas acima funcionar, quando o computador não voltar após reiniciar sou sob supeita de virus)
  • O que fazer diante da suspeita de vírus?
    (Imediatamente desconecte o wifi, desligue o computador segurando o botão power e acione o suporte em seguida)
  • Conte com alguma espera para receber apoio por parte do Suporte.
    (Lembre-se de que o momento aumentou expressivamente a demanda por apoio técnico)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *