PC ok, celular ok – III/III

Às vezes, só uma revisão ou uma revitalização do hardware é capaz de resolver aquela lentidão sofrível apresentada pelo aparelho.


Ao longo desta semana tratamos dos cuidados ideais que você precisa ter para manter seu computador e celular na melhor forma. Embora todos saibamos ser impossível impedir a degradação das coisas (a obsolescência é parte fundamental da existência), é importante observar que essa degradação pode ser muito bem administrada, sobretudo nas suas surpresas e imprevistos. Bons hábitos de uso e cuidado, manutenção periódica e eventuais restaurações, garantem uma longa e eficiente vida para nossos dispositivos.

Na segunda vimos como escolher um dispositivo corretamente e como prepará-lo para o uso. Quarta vimos quais práticas tornam sua utilização mais amigável e segura e, hoje, finalizaremos tratando da manutenção e revitalização periódicas.

Manutenção
Com o passar do tempo, os dispositivos tendem a perder folego devido à truncagem do registro do Windows, acúmulo de informações e referências inválidas no sistema, sujeira na exaustão e deterioração da pasta térmica do processador. Ferramentas específicas proporcionam a limpeza do registro e a exclusão de referências inválidas ou dados desnecessários ao sistema. Já a limpeza do hardware e a troca da pasta térmica exige mão de obra especializada por serem operações que exigem a abertura do equipamento. Estas ações podem resultar em uma sensível melhora das condições operacionais dos dispositivos.

Revitalização
Os programas tendem a exigir mais recursos com a atualização das versões que recebem. O tempo também amplia a quantidade de aplicações instaladas e/ou rodando simultaneamente nos equipamentos. No caso dos smartphones, não há muito o que fazer além do uso de limpadores e aceleradores ou a restauração de fábrica. Mas, boa parte dos laptops ainda admite upgrades de bateria, memória, processador e disco rígido cujos resultados, dependendo do equipamento e da escalabilidade possível, podem ser bastante animadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *