O poder das PMEs

Como a tecnologia permitiu que empresas de todos os tamanhos passassem a competir de igual para igual pelos mesmos consumidores.


Quanto mais o tempo passa, mais a M3Tecno vê como sido acertada a escolha da missão que lhe deu origem – levar para as PMEs a tecnologia que faz a diferença nas grandes empresas. Hoje, a tecnologia de ponta não apenas está inserida nas PMEs como são elas, através das startups, que antecipam a tecnologia que as grandes consumirão amanhã. Revoluções como a Transformação Digital e a Industria 4.0 são frutos de uma realidade onde ser pequeno deixa de ser desvantagem e passa a ser trunfo. Vejamos quais são as tecnologias que mais se destacam neste cenário:

Nuvem
– A nuvem é uma rota definitiva para que os negócios retomem a sustentabilidade do crescimento. Ao migrar para os serviços em nuvem, o custo financeiro para aquisição de infraestrutura e a energia aplicada para o seu cuidado e manutenção podem ser redirecionadas para o core do negócio resultando no empoderamento das suas habilidades e no fortalecimento dos propósitos e resultados.

Portabilidade
– Os equipamentos e dispositivos portáteis não trouxeram apenas flexibilidade operacional e agilidade comercial para as pequenas empresas. Elas também possibilitaram que estas empresas se aproximassem mais dos seus clientes respondendo de forma mais assertiva e criativas às suas expectativas e necessidades. Essa mudança também provocou o surgimento de um novo mercado tecnológico – o de produtos e serviços destinados ao apoio e desenvolvimento de pequenos negócios.

Marketing
– O Marketing Digital e as Mídias Sociais agigantaram enormemente a visibilidade dos pequenos negócios e de seus produtos e serviços. E, também, tornaram possível que eles pudessem identificar e influenciar o público certo, customizar a comunicação e ajustá-la cirurgicamente aos propósitos do negócio e às características dos consumidores dos seus produtos e serviços.

Gerenciamento
– Os ERPs ou os sistemas financeiros e os aplicativos comerciais reduziram drasticamente o custo financeiro e aumentaram a eficiência comercial das PMEs e também legaram uma enorme robustez e segurança a estes respectivos processos. Qualidades que se refletiram na experiência de compra dos seus clientes e influenciaram significativamente a capacidade de retenção dos mesmos.

Definitivamente, a tecnologia e o digital se tornaram cruciais para sobrevivência e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e elas não podem ignorar o potencial que possuem para decidir o destino que elas traçarão.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *