Quais demandas dos negócios se localizam distantes do dia-a-dia da empresa, mas podem ser altamente danosas se não forem acompanhadas?
O dia a dia da pequena empresa é feito de muito trabalho para um pequeno número de pessoas executar. Para minimizar o risco do esquecimento, as agendas e listas de afazeres são uma mão na roda auxiliando bastante no atendimento das demandas. Mas existem algumas delas que são importantes para o negócio mas que se encontram distantes do seu cotidiano. Demandas que podem significar surpresas muito desagradáveis se forem esquecidas. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é também ter estas demandas em uma lista de tarefas específica. Isso ajudará a manter as obrigações e o controle em dia e a certeza de que nada de importante estará descoberto. Esta é uma lista de importantes tarefas de segundo plano que pode colaborar bastante para um resultado positivo deste controle na pequena empresa.
Contabilidade
– Ao longo do ano, mantenha seus apontamentos em ordem. Use um software para a gestão financeira e acompanhe o trabalho do contador, você manterá suas finanças saudáveis. Trimestralmente, reúna-se com o contador para avaliar os documentos, recolhimentos, números e resultados para se certificar de que está tudo certo. Gere relatórios comerciais e financeiros semanais para que você possa realmente ver o que está acontecendo até o último centavo. Provisione sua reserva, seus tributos e investimentos para se manter longe de encargos, das multas e, pior, dos empréstimos.
Fique em dia com suas licenças e autorizações
– Não será legal você se descobrir inadimplente porque uma apólice de seguro, um registro, uma concessão ou uma licença de uso de um software expirou por descumprimento de prazos. Isso pode até ser fatal! Como a validade destas coisas varia muito, é imprescindível que a agenda alerte-o sobre eventos e vencimentos. Outro cuidado importante, é manter atualizados os seus dados cadastrais, principalmente junto aos órgãos públicos e de controle. Um aviso ou comunicação importante não recebida devido a um endereço desatualizado pode representar uma enorme dor de cabeça para você.
Proteja seu patrimônio digital
– Periodicamente, se certifique da integridade dos seus dados em uso e armazenados (backup). Audite as medidas protetivas adotadas para a informação, para os equipamentos de comunicação e para os computadores e celulares. Avalie o nível de proteção do patrimõnio digital e do sigilo dos dados pessoais que tem em seu poder. São medidas cruciais que minimizam expressivamente os prejuízos e danos na ocorrência de algum incidente neste ambiente de alto risco cibernético em que vivemos.
Obrigações legais e organizacionais
– Certifique-se periodicamente da sua confirmidade no atendimento das obrigações trabalhistas e tributárias. Quanto antes descobertos, mais tranquilo e módico será resolver eventuais furos ou lapsos referentes a estas questões. Também avalie periodicamente o clima organizacional da empresa para promover os ajustes e melhorias necessitados antes que se eles ganhem proporção. Valoriza o resultado, reconheça e não releve o erro. Promova o pertencimento e a lealdade compartilhando as conquistas e ganhos e, também, expondo francamente os problemas e perdas ocorridas.
Quando você passa a ter também estes aspectos gerenciados, além de conhecer melhor a realidade e as demandas do negócio, você melhora expressivamente a tomada de decisão e o planejamento da sua empresa e essa tranquilidade não tem preço.