O 5g chega prometendo um sonho de maravilhosas transformações, mas arrasta consigo polêmicas que ameaçam fazer dele um grande pesadelo.
Ao longo dos últimos dois anos, tivemos aqui no blog diversas conversas sobre o 5g. Mas, como, à medida em que o tempo passa, os contornos do assunto se alteram e novos ingredientes são a ele adicionados, vamos recapitular brevemente o que já vimos sobre ele. O 5g é uma evolução da tecnologia 4g aplicada para a comunicação de dados através das redes de telefonia celular. Essa evolução foi necessária para atender ao expressivo aumento da demanda por conectividade à internet, por velocidade no trafego de dados e para atender a novos protocolos de comunicação relacionados à enormidade de novas coisas conectadas – da estrutura pública urbana a todo tipo de bens corporativos, residenciais e pessoais. Na pratica, o 5g permitirá que as operadoras passem a competir com os provedores de internet em expressiva vantagem por oferecer:
- Acesso simultâneo para até um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado;
- Inteligência própria otimizando rotas, velocidade de transmissão e intensidade do sinal para cada conexão ativa.
- Gestão dos recursos, balanceamento de carga e trafego e qualidade de sinal incomparáveis;
- Transmissão de dados até 1000 vezes mais rápida que a da tecnologia 4g;
- Segmentação em faixas de transmissão para cada tipo de dado em fluxo ou protocolo em aplicação.
Mas não há apenas flores no caminho para o 5g. A tecnologia vem enfrentando todo tipo de desafio desde o seu surgimento. Tem antagonismo ideológico, comercial, tecnológico e militar, tem teorias da conspiração fantasiosas, tem a resistência violenta de fundamentalistas e ecologistas que juram ser ela a causa da pandemia do coronavírus e das mudanças climáticas, tem posicionamentos da pesquisa e da ciência argumentando contra a forma com que ela vem sendo implantada no mundo além dos organismos e autoridades em segurança digital que alardeiam abertamente ser ele uma porta escancarada para o dominio do cibercrime. São questões assustadoras para uma tecnologia que pretende ser o trampolim para o irreversível mergulho da humanidade no oceano digital.
Como a sua implantação prossegue mesmo em meio a toda essa polêmica, não se descarta a possibilidade de passarmos por fortes emoções muito em breve.