As PMEs vão além

Por que as PMEs antenadas emergem como objetivo para profissionais de todas as idades que buscam vida além do trabalho.


Embora a atual década ainda esteja apenas começando, já percebemos em curso impactantes mudanças em curso nas suas mais diversas perspectivas. No entanto, uma coisa já pode ser dada como certa – a expectativa de que muitas delas seriam reversíveis, nos parece menos provável a cada dia que passa. Isto, por que, os impactantes efeitos decorrentes da pandemia parecem já terem se aninhado nesta crise econômica que sucedeu à da Covid. É isso que avaliam os especialistas que acreditam não ser mais possível às empresas ainda resistir em prosseguir com os pés em barcos diferentes.

Uma das mudanças mais controversas é aquela relacionada a adoção definitiva do home office ou do trabalho remoto. Como não seria de se estranhar, muitas empresas preferiram voltar ao modelo tradicional, mas não demoraram a perceber que as coisas não são mais o que já foram. Um grande problema que elas enfrentam é o olhar diferente de muitos colaboradores, sobretudo os mais jovens. Repentinamente, todos os esforços aplicados pelas empresas para a retenção de talentos se tornaram inócuos. Os jovens valores estão em debandada nos quatro cantos do mundo em busca de oportunidades que lhes representem uma vida mais humana, principalmente profissionalmente.

E, das diferentes empresas de cara com esta realidade, são justamente as PMEs que se apresentam melhor preparadas para se adaptarem a estas expectativas e aproveitar com ganhos estas mudanças. Entretanto, também alertam os especialistas, se estas mudanças não forem autênticas e sustentáveis a organização pode se ver muito frustrada nos seus resultados. Para uma mudança efetiva, a empresa precisa transformar sua cultura de dentro para fora. E mais, precisa investir em tecnologias adequadas e processos resilientes que lhe assegurem os resultados almejados com efetividade.

E quais são os trunfos que a tecnologia proporciona às empresas que querem oferecer um trabalho mais flexível?

Coordenação
À distância, o trabalho tende a perder a sintonia que no espaço unificado é tão importante. Mas isso não será um problema se o trabalho estiver compartilhado na nuvem. A nuvem proporciona uma colaboração gerenciada dos trabalhos permitindo que os membros da equipe os acessem os projetos a qualquer hora e de qualquer lugar garantindo fluidez e agilidade a tudo o que se precise e faça.

Gerenciamento
Um sistema de gerenciamento contribui imensamente por fornecer diversos recursos capazes de manter a todos informados e sincronizados oferecendo planejador, agenda, serviços de e-mail e mensagens, editores de textos, planilhas e muito mais. Tudo favorecendo para que prazos não sejam problema e as oportunidades sejam adequadamente aproveitadas.

Videoconferência
Além de se destacar como ferramenta de venda, a videoconferência se mostra imprescindível para as empresas sustentarem a interconexão e sincronicidade das equipes além de uma ágil proximidade com seus clientes e parceiros.

Treinamento
O treinamento é uma importante arma para manter as pessoas aptas para responder às solicitações e explorar todas os recursos disponíveis, principalmente agora quando as empresas passam por um volumoso aporte tecnológico. Por isso, as rodadas de treinamento e capacitação devem ser periódicas e os eventos devem ser cuidadosamente preparados. Cuidados que se iniciam com a identificação das áreas chave e dos colaboradores participantes. Eles podem abranger o uso de ferramentas, a execução de processos, melhorias das políticas da empresa, adoção de habilidades, etc. Para melhorar a fixação, muito conteúdo como tutoriais on-line, webinars e manuais.

Organização
Ao coordenar eficientemente o trabalho das equipes remotas, a empresa consegue surpreendentes incrementos na sua produtividade e eficiência. Além disso, com a ajuda do planejamento e do gerenciamento, a empresa reduz seu custo podendo aplicar esse ganho no incremento da sua tecnologia e na atração de talentos.

As empresas de pequeno e médio porte têm, portanto, uma oportunidade de ouro para se adiantarem na dianteira da transformação que hoje vemos em curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *