O agigantamento do Bitcoin ofusca o impulso que o Blockchain está proporcionado à segurança e à transformação do universo digital.
O Blockchain é uma tecnologia análoga ao peer-to-peer que quebra as informações em inúmeras partes e as dispersa aleatoriamente pela internet para torná-las irreconhecíveis. Mas o encriptador que realiza essa ação codifica cada parte da informação fracionada de maneira que elas permaneçam conectáveis e interpretáveis apenas para ele. Como cada parte só faz sentido para o seu encriptador, não se pode obter qualquer informação das partes fracionadas. Além disso, mesmo que algumas partes da informação sejam perdidas, danificadas, excluídas ou hackeadas, o encriptador identifica a ocorrência em instantes, recodifica a informação novamente e a dispersa outra vez após anular as partes restantes da informação anterior. Como o Blockchain faz de cada dado criptografado um quebra-cabeças indecifrável, ele torna a informação incorruptível. Por consequência, a tecnologia oferece uma segurança impar.
Foi por isso que essa tecnologia tornou possível a criação do Bitcoin e as demais moedas virtuais que o seguiram. Com o Bitcoin não é possível blefar, especular ou fraudar. Tanto que, tecnicamente, o Bitcoin é denominado como Livro-Razão pelo mercado financeiro. No entanto, nem todas essas características conseguiram fazer com que as moedas virtuais se tornassem uma unanimidade. Por diversas razões, muitos de nós ainda se recusam a transformar seus ativos em um mero número numa tela. Além disso, como ainda há uma grande dependência de corretores para investir no mercado virtual, não são poucos os que se aproveitam dessa dependência para aplicar golpes. Embora estes aspectos nada tenham a ver a inatacável segurança da tecnologia, é certo que as práticas e controles ainda precisarão amadurecer bastante para convencer a massa investidora a apostar no mercado financeiro virtual.
No entanto, é claro que todas essas virtudes chamaram a atenção de outras áreas da tecnologia interessadas, principalmente, na incorporação da segurança oferecida pelo Blockchain. A começar pela própria segurança da informação que vislumbra um cenário onde os dados das empresas, estando criptografados e dispersos no universo digital, ficariam absolutamente inalcançáveis para o cibercrime. Isto também vale para a questão da privacidade de todos os tipos de dados pessoais ou corporativos, públicos ou privados. Hoje a tecnologia já avançou para além do mercado financeiro de criptomoedas. Setores como entretenimento, games, leilões online, saúde, educação, pesquisa, sustentabilidade e até o estado já se vale dos benefícios desta tecnologia. órgãos públicos vêm usando a tecnologia com os mesmos objetivos. A percepção de todo esse valor está fazendo o Blockchain avançar velozmente em todas as direções e pavimentando a estrada que o habilita a se estabelecer como motor para a aguardada Web 3.0.