A inteligência artificial abre espaço nas empresas e coloca o business intelligence como rota obrigatória para o fortalecimento dos negócios.
Os mais atentos já devem ter percebido nos supermercados das grandes redes que, embora os produtos estejam organizadamente setorizados por corredores, é comum nos deparamos com produtos em pontos que, à primeira vista, mais parecem terem sido colocados fora do lugar. Nada mais enganador do que isso – o que acontece ali é o marketing estratégico sendo aplicado.
Marketing Estratégico é um conjunto de instrumentos aplicados pelas empresas para a realização de resultados comerciais objetivos. Neste caso, a estratégia está em se aplicar poderosas ferramentas e técnicas que são capazes de fortalecer as possibilidades do sucesso esperado. Por muito tempo, esta elaboração foi obtida através de uma trabalhosa análise dos números (planilhas) acrescida de boa dose de tino (ou achismo). Mas a informatização dos negócios mudou tudo. A lógica usada passou a dispor do processamento informatizado dos dados para agilizar e precisar ainda mais a análise e formulação dos modelos estratégicos.
As grandes empresas foram pioneiras no tratamento de massas de dados (Big Data) para a prospecção de informações (Analytics) e padrões capazes de determinar suas estratégias. Estratégias que a inteligência para negócios (BI ou Business Intelligence) estendeu para todas as áreas das empresas. Hoje, o processamento em nuvem tanto empoderou a capacidade destes recursos quanto expandiu a sua aplicabilidade e acessibilidade aos pequenos negócios.
Portanto, tenha a certeza de que não é apenas no supermercado que o marketing estratégico e a inteligencia para negócios estão presentes nas nossas vidas.