A Inteligência para Negócios tem tudo para se tornar o sistema nervoso central das empresas e esteio da perenidade almejada.
A cada dia que passa, mais em mais empresas se libertam daquele modelo de gestão reativo, baseado em análises de informações estáticas e defasadas, por um outro proativo com painéis inteligentes que nutrem os negócios com informações geradas em tempo real e que orientam a operação, a gestão, a estratégia e a segurança através de alertas providenciais e poderosos indicativos. Algoritmos de Inteligência Artificial proliferam na exploração das cadeias de dados, prospectando informações com um alto nível de precisão revelando tendências e padrões inimagináveis. Tudo em insights aprimorados, obtidos sem a necessidade de qualquer intervenção humana. O processamento em nuvem garante o fôlego necessário para a análise de um volume de dados que cresce exponencialmente com a Internet estando presente em tudo.
Segurança
A virulência do risco digital exigirá que a segurança dos dados e da informação passe para as mãos da inteligência artificial nos negócios. O controle do acesso e da integridade da informação deverá evoluir para uma atuação preditiva onde ensaios matemáticos tratarão o risco em cenários probabilísticos de altíssima complexidade que anteciparão medidas de grande poder defensivo e estratégias de preservação do patrimônio digital de altíssima eficiência.
Gestão
A orquestração de dados elevará a análise e as previsões a níveis inimagináveis. Ela permitirá antecipar estratégias para responder a diferentes problemas em diferentes frentes em cenários onde as estratégias se interrelacionarão otimizando esforços e investimentos e garantirão unicidade e clareza para a tomada de decisão.
Trabalho
É onde se estima que a Inteligência Artificial para Negócios provocará seus mais profundos impactos. Além de tornar a interatividade e a inteligência dos sistemas em um efetivo parceiro do trabalhador, ela qualificará seus resultados auxiliando-o na administração do tempo, das tarefas e fornecendo-lhe insights preciosos para a qualificação das suas avaliações e decisões. Por outro lado, ela tornará as rotinas mais práticas e a informação mais clara. Assim reduzirá a necessidade de especialistas possibilitando que mais pessoas possam realizar seguramente tarefas complexas ou críticas. O aprendizado de máquina também deve se desdobrar em técnicas e métodos revolucionários para o ensino, capacitação ou treinamento de humanos. Possibilidades que ainda devem ser enriquecidas com novas abordagem que deverão surgir para a Programação Neurolinguística e para o comunicação por vóz das máquinas.