Hoje, as PMEs já dependem mais da sua organização e controle que das habilidades e do empenho da sua equipe.
Nem sempre as rotinas acontecem nas empresas da maneira desejada o que lhes afeta a qualidade, a produtividade e o resultado. No cenário atual, a não conformidade já se tornou um risco para muitas delas. É por isso que cresce a relevância do processo para as PMEs. Documentar a operação de forma a assegurar a padronização das tarefas e a continua melhoria da sua execução se tonou uma critica necessidade para todos os negócios. Uma empresa que possui uma gestão de processos implementada, mesmo que de maneira mais simplificada, se habilita a gerenciar com clareza sua operação e enriquecer os subsídios que orientam a tomada de decisão na empresa.
Existem diferentes metodologias de processos para empresas, no entanto, estas são as mais comumente aplicadas:
Gestão Funcional – Na gestão funcional de processos as áreas da empresa são separadas de modo sistêmico e as funções são distribuídas em uma rígida hierarquia. Desta forma, o nível de organização da empresa se eleva expressamente com as pessoas sinergicamente conectadas e as tarefas meticulosamente orquestradas. Entretanto, este modelo tende a desestimular a autonomia e a proatividade o que pode ser um problema em atividades onde estes atributos são importantes ou entre pessoas que respondam melhor quando mais autônomas ou criativas.
Gestão Sistêmica – Já a gestão sistêmica tem como principal característica a delegação de tarefas de maneira lógica e bem definida, de modo que o trabalho realizado por um colaborador se relaciona e completa o trabalho e tarefas realizadas por outro funcionário da companhia. Por conta desta dinâmica, a gestão sistêmica costuma ser mais motivadora e saudável para o ambiente interno e, por isso, é uma das modalidades de gestão de processos mais utilizadas atualmente.
Gestão PDCA – A metodologia de gestão PDCA é baseada em quatro palavras da língua inglesa que formam a sigla PDCA: “Plan”, “Do”, “Check” e “Action” que, em tradução livre, significam “planejamento”, “execução”, “controle” e “ação”. Neste tipo de gestão, o controle dos processos se dá por meio do planejamento, execução, fiscalização e ação – não importa o departamento ou setor gerenciado.
Gestão BPM – O Business Process Management – ou Processo de Gerenciamento de Negócios (BPM) é um outro tipo de gestão de processos utilizado em empresas de todo o mundo. Neste modelo, cada processo é dividido em partes, que são avaliadas individualmente com o objetivo de otimizar a rotina e o processo em si de forma detalhada e meticulosa.
A implementação da gestão de processos para pequenas empresas pode parecer desafiadora, mas é bem mais pratica do que parece. O primeiro passo é identificar as rotinas do negócio e as atividades nelas realizadas. Após alcançar esta visão global inicial do negócio – chamado de macroprocesso – o gestor pode mapear os detalhes do dia a dia da empresa em cada uma das áreas ou cargos a fim de identificar problemas, gargalos e erros. Com tudo mapeado, começa o gerenciamento padronizando o conforme e corrigindo os problemas e desvios. Por isso, se você possui um pequeno negócio, é hora de avaliar se já cabe nele esta mudança. A gestão dos seus processos pode lhe surpreender com impactantes resultados em um curto espaço de tempo.