Industria 4.0 – 10 anos | II/III

As mudanças decorrentes da quarta revolução industrial estão por toda nossa volta e afetam profundamente o modo de vida atual.


A Industria 4.0 completa uma década. A impressionante mudança por ela provocada nas nossas vidas é algo notável e, por isso, nós precisamos avaliar o quanto também nos tornamos 4.0 ao longo deste tempo e qual a similaridade entre os nossos resultados e os resultados que setores e empresas estão dela obtendo. Na postagem de segunda vimos brevemente a sua história; hoje, trataremos das suas principais características e, na sexta, finalizaremos observando seus espantosos reflexos sobre a tecnologia dos nossos dias.

Sistemas Ciber-Físicos
São construções envolvendo pessoas, máquinas e informática para resolver questões de alta complexidade. Seu resultado mais conhecido é a Realidade Virtual que nos permite simularou antecipar cenários para ensaios, estudos ou análise de viabilidade. Mas este sistemas já possuem importante aplicaçõe em sistemas complexos como na gestão do trânsito urbano, abastecimento público de energia, gestão de mega plantas industriais, na previsão do tempo, etc.

Internet das Coisas (IoT)
É a interconexão em âmbito global entre pessoas e coisas e entre coisas e coisas através da internet. Máquinas e aparelhos sendo comandados à distância e fornecendo informações sobre o ambiente onde elas se encontram.

Internet dos Serviços (IoS)
É o gerenciamento do universo da Internet das Coisas ou a produção de serviços destinados a ela. Visa prover sua a gestão, sua comunicação e o desenvolvimento da sua usabilidade.

Big Data Analytics
Refere-se à gestão e exploração de gigantescas massas de dados para a obtenção de informações apenas assim reveláveis. São tendências, padrões, correlações ou conhecimento puro revelados por esta tecnologia que já é uma das áreas mais valorizadas atualmente.

Computação na nuvem
É a tecnologia que permite que o processamento de dados que as empresas fazem através da sua própria TI também possa ser feito através da internet. Também como a TI, a computação na nuvem se divide em três áreas – A infraestrutura como Serviço (IaaS – hardware na nuvem), a plataforma como Serviço (PaaS – ambientes operacionais na nuvem) e Software como Serviço (SaaS – sistemas e aplicações na nuvem).

Blockchain
É uma das mais revolucionarias inovações dos últimos tempos e foi criada para acabar com um sério problema do mundo analógico. Hoje é impossível saber quanto dinheiro em espécie uma pessoa, empresa ou pais possui. São tantas moedas, regulamentos, bancos e tipos de operações contribuindo não apenas para essa impossibilidade como também para as tantas fraudes, blefes, calotes e golpes que vemos. Mas no mundo digital é possível rastrear em tempo real cada centavo, informação ou documento existente o que torna impossível o faz de conta que permeia o mundo dos negócios analógico. Por isso as transações digitais crescem tanto e já permitem a algumas áreas sensíveis da economia global vislumbrarem a possibilidade de se transacionar valores e bens com custos baixíssimos e zero risco, zero fraude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *