Nasce o computador do futuro

Com os IGlasses, não precisaremos mais de monitores para o uso de computadores. Agora, todos poderemos carregá-los em nossos bolsos.


Em breve, os computadores caberão na palma da sua mão! Cada vez mais rápidos e portáteis, eles seguem em contínua miniaturização. Isso, dentro de uma realidade onde as pessoas e máquinas já alcançam uma interdependência irreversível. Mas já faz algum tempo que esta jornada começou. No princípio, presenciamos o advento das redes de computadores, depois aconteceu a multiplicação dos núcleos dos processadores que permitiu a computação virtualizada que abriu as portas para a computação na nuvem. Mas a evolução prossegue. Mudanças ainda mais disruptivas estão por acontecer e seus sinais estão na nossa cara, de verdade. Os iGlasses vieram para aposentar o modo de uso do computador de frente para um monitor. Paralelamente, novas formas de computação indicam que o PC e o Notebook estão com os dias contados e nossa interação com o digital agora será sensorial. Diante de tantas possibilidades, para onde caminha a computação pessoal?

Computadores Vestíveis
Nós percebemos as mudanças chegando através dos diversos produtos inteligentes (smarts) já existentes no mercado. São relógios, headsets, óculos e dispositivos de áudio e vídeo comunicação que nos permitem uma interação sem limites com o mundo digital.
Conectividade Inteligente
As gerações que se empolgaram com as possibilidades de uma “Skynet do bem” não se decepcionaram. O Blockchain provou que a internet pode se tornar um organismo vivo não apenas para a transmissão das informações ou para a conectividade ilimitada. Ela poder ser um ente vivo e inteligente a nosso serviço.
Computadores de DNA
Ao invés da limitada lógica sequencial binaria atual, os computadores de DNA processarão as informações em blocos ou cadeias de dados incrementando exponencialmente a capacidade computacional hoje possível. Isso por que, ao contrário do processamento elétrico (como é hoje dado em chips e processadores), o processamento será químico e acontecerá em sanduíches de tecidos condutores revestidos de substâncias químicas que tratarão a informação de forma ampla, integrada e simultânea.
Dispositivos virtualizadores da realidade
Serão sensores, luvas e trajes respondendo a estímulos táteis ou óticos emulando cenários e possibilidades que revolucionarão a educação, a medicina, a engenharia, as artes, etc.
Computadores Quânticos
Os computadores quânticos utilizarão partículas atômicas para processar dados expandindo imensamente a capacidade de processamento das informações. Com eles, o homem será capaz de pensar e calcular em múltiplas dimensões superando a lógica cartesiana que fundamenta a computação atual e expandindo as fronteiras do conhecimento humano.
Computadores Óticos
A capacidade de transmissão de dados das fibras óticas é ilimitada e o aperfeiçoamento da tecnologia nelas aplicada nos conduzirá para um mundo onde o volume de dados em fluxo simultâneo será tamanho que a informação se tornará onipresente.

Os avanços da computação são imensamente promissores. Acreditemos que a aplicação destes recursos nos trarão soluções para os grandes desafios que a humanidade tem pela frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *