Patinho Feio

PMEs ainda desprezam o potencial que o CRM possui para transformar o relacionamento com o cliente em um diferencial estratégico.


O CRM (Customer Relationship Management) é um Gerenciador de Relacionamento Comercial para a qualificação do tratamento que as empresas dão aos seus clientes. Seu poder é tamanho, que a maioria das empresas que o utilizam, apoia totalmene nele a gestão da comunicação, do marketing, das vendas, da qualidade e do relacionamento. Mas o destaque do CRM está na sua capacidade de transformar todo esse universo de informações em dados preciosos para a decisão e o planejamento no negócio. Ele é, portanto, uma ferramenta imprescindível para a vida de qualquer empresa. Importância que cresce ainda mais neste desafiador momento que as empresas atravessam. Paradoxalmente, a presença do CRM ainda é muito tímida no Brasil. E esse é um destacado fator para a baixa qualidade das informações que as nossas empresas possuem sobre seus mercados o que potencializa ainda mais as dificuldades que elas historicamente encontram para se firmarem perante eles.

Mas, vejamos quais razões fazem do CRM um recurso imprescindível para toda empresa:

  • Automatização de tarefas diárias
    Boa parte das tarefas operacionais são repetitivas. Embora necessárias, elas tomam uma parte preciosa do tempo das pessoas. Com o CRM, o grosso destas tarefas pode ser automatizado com precisão e eficiência. Assim, os esforços das pessoas podem ser direcionados para aquelas ações que agregam valor e geram resultado para a empresa.
  • Segurança Robusta
    Na era das violações de segurança, o CRM ajuda manter as informações confidenciais seguras. O sistema permite que se defina classificação, parâmetros e filtros para o compartilhamento das informações garantindo segurança e sigilo para aquilo que é crítico, confidencial ou estratégico.
  • Qualidade para os dados
    Se os dados na sua empresa não podem ser explorados como fonte de informação e conhecimento, um CRM vai mudar isso para você. Com ele, as informações passam a ser padronizadas para serem pesquisáveis e adequadas para a aplicação da inteligência. Assim você poderá gerar relatórios e traçar cenários de valor inestimável para o planejamento e o controle do negócio.
  • Melhor Atendimento ao Cliente
    Um CRM garantirá que seus clientes desfrutem de uma experiência assertiva e valorosa ao tratar com a sua empresa. Compreendendo como o cliente interage com a sua empresa, você poderá customizar seus produtos ou serviços se preparando para atende-lo com maior agilidade e eficiência além de oferecer um pós-venda altamente qualificado.
  • Agilidade nas respostas (SAC)
    Parte expressiva dos problemas que as empresas enfrentam com seus clientes decorre do atendimento pouco empático e errático que os fornecedores dão às solicitações e queixas que recebem dos clientes. É inevitável que, sem uma ferramenta gerenciando estes processos, as empresas atendam inadequadamente a estas demandas. Com o CRM a empresa assume o controle destas situações o que lhe permite ofercer respostas ágeis e corretas para tudo. Um CRMs maduro é capaz, inclusive, de antecipar possíveis desvios ou problemas permitindo à empresa agir antes até que seus clientes identifiquem hipotéticos problemas.
  • Orientação para a Estratégia e para o Marketing
    O CRM sempre trata as informações que recebe como oportunidades. Oportunidades de negócios, de melhorias, de mudanças, o que for. Estas indicações são apuradas pela inteligência artificial que eles possuem e que também é igualmente poderosa na identificação de eventuais desvios e riscos subliminares existentes no negócio. Outro destaque dele é a capacidade de se integrar à maioria das ferramentas de comunicação empresarial e de marketing comercial. Além de automatizar a aplicação destas ferramentas, ele empodera suas campanhas comerciais, dá eficiência às ações de mídia e otimiza a captação de clientes.

Por tudo isso, empresas de todo o mundo têm no CRM a ferramenta de frente do negócio garantindo a imagem, a qualidade e o resultado que as destaca. Como anda o Gerenciamento do Relacionamento na sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *