A saída está na inovação.

A inovação se consolida como caminho para que as empresas e o mercado consigam romper a bolha da mortal estagnação.


Em termos empresariais, inovar é melhorar orientadamente determinada realidade através de um reposicionamento de produtos, serviços ou marcas que resulte em ganho na competitividade e na lucratividade da empresa. Objetivamente, se dá através da melhoria da qualidade e/ou pelo incremento da produtividade. Estes resultados acontecem 1) pela introdução ou requalificação de produtos ou serviços; 2) pela ampliação da presença geografia de produtos e serviços ou do público que os consume e 3) pela combinação destas duas estratégias.

A atual evolução dos processos produtivos e gerenciais, potencializados pela adição da tecnologia e da automação, sistematizou este esforço de tal forma que, agora, são as pequenas empresas que dominam a vanguarda da inovação nos processos produtivos e nos produtos e serviços. Além da capacidade própria, a viabilidade destes resultados é em muito potencializada pelos fundos de investimento, pelas parcerias tecnológicas e pela presença de órgãos e instituições de fomento da inovação, entre estes o EMPRETEC e o INOVA SEBRAE. Para entender como uma pequena empresa se transforma neste contexto, vale muito conhecer a Dissertação de Mestrado “Inovação intraorganizacional: Um estudo de caso INOVA SEBRAE elaborado por Fernanda Zambon de Carvalho mestranda da UNB. Aproveite!

Saiba mais acessando:
https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38572/1/2020_FernandaZambondeCarvalho.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *