Como o Marketing Digital mudou os hábitos dos consumidores se tornando o mais poderoso dos influenciadores da decisão de compra.
A Fundera é uma iniciativa estadunidense voltada para o empoderamento financeiro das micro e pequenas empresas. Recentemente publicou uma pesquisa bastante interessante sobre a influência do marketing digital sobre os resultados das PMEs naquele país. A pesquisa considera que a apuração das estatísticas do marketing nas pequenas empresas envolve diversas facetas. Vai da forma como o consumidor faz suas buscas aos diferentes fatores que influenciam as diferentes decisões de compra. Neste espaço, passa pela visão comercial do empresário, pelo nível do marketing aplicado, pesa a influência das redes sociais e muitos outros fatores. Por tudo isso, estas estatísticas sempre contam uma história ampla e diversificada. Mas, trazemos abaixo aquelas que melhor traduzem o modo como as pessoas estão comprando para que o comprador possa avaliar se está com o seu protocolo de compra em dia e, também, para que o empresário possa avaliar se estes hábitos estão considerados nas estratégias de marketing do negócio. São elas:
- 46% das pesquisas no Google priorizam a intenção de compra local.
- 60% dos consumidores começam sua pesquisa em buscadores.
- 81% dos compradores pesquisam direto em lojas online antes de comprar.
- 74% deles ainda vão às redes sociais para aprimorar suas decisões de compra.
- 41% verificam inclusive as avaliações registradas antes de fazer uma compra.
- 55% também verificam os sites especializados em testes de produtos.
- 47% também consultam os sites especializados em avaliação de empresas.
- 91% dos clientes já visitaram uma loja física por causa de uma experiência online positiva.
- 75% das pesquisas por lojas físicas resultam em visitas entre 24 e 48 horas depois.
- 13% é o resultado das vendas das lojas omnicanal sobre as exclusivamente virtuais.
- 23% dos clientes satisfeitos voltam a comprar presencialmente em até seis meses.
- 40% é o acréscimo do consumo do cliente engajado socialmente em relação ao não engajado.
Aos interessados, recomendo expressamente acessar a página da referida pesquisa que traz os 18 destaques da pesquisa analisados um a um.