Como a publicidade brasileira está se preparando para converter os severos efeitos da crise pandêmica em real consumo e crescimento.
A Reportei é uma empresa que atende apenas às agencias de publicidade. Sua atuação tanto serve como bússola para os trabalhos das nossas agências como de sonda para seus resultados. Ele tornou-se mais critico quando da chegada da pandemia com seus danosos reflexos sobre o consumo. Em um mar de incertezas, foi à Reportei que as agencias recorreram para entender o que estava acontecendo no mercado e quais seus reflexos sobre o consumidor. A Reportei foi conversar com 183 profissionais de todo o Brasil para saber como eles estão lidando com este momento e quais estratégias estão traçando para o futuro. As conclusões apuradas puderam ser assim classificadas:
Quais os maiores desafios vividos pelos profissionais neste momento?
– Prospecção de clientes;
– Diminuição de verba dos clientes;
– Incorporação do trabalho remoto;
– Qualificação da equipe;
– Gestão e desenvolvimento.
Quais são as maiores demandas das empresas neste momento?
– Gestão de redes sociais;
– Gestão de e-commerce;
– Consultoria estratégica;
– Tráfego pago;
– Criação de sites.
E quais as dificuldades vividas pelas agências?
– Prospecção de clientes;
– Qualificar a equipe;
– Continuação da pandemia;
– Inovação para adaptar ao novo mercado;
– Manter equilíbrio e saúde.
Com quais estratégias estas dificuldades estão sendo enfrentadas?
– Capacitação do time;
– Evolução nas entregas;
– Planejamento e gestão;
– Expansão do portfólio;
– Melhoria nos processos.
As questões apuradas mostram que os desafios são grandes, mas eles só serão superados se enfrentados. A recuperação da economia e seus benefícios sobre o mercado são imprescindíveis para a retomada do crescimento.
Reportei
Pesquisa Marketing Digital 2021