O Marketing Digital melhora seus resultados com estratégias e táticas cada vez mais ousados e poderosos assim como seus objetivos.
RD Station, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, uniram forças para realizar a mais profunda pesquisa já feita no país para saber como as empresas estão construindo seus resultados através da aplicação do Marketing Digital. Mais de mil empresas revelaram seus objetivos, estratégias, canais, estrutura etc. Os resultados da pesquisa foram refletidos sobre estes quatro eixos:
- Estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing
- Equipe e ferramentas utilizadas
- Dados e mensuração de Marketing
- Estratégia, recursos e mensuração de Vendas
Na pesquisa, destacamos as seguintes apurações;
– 94% das empresas utilizam o Marketing Digital;
– 95% delas entendem que suas estratégias ainda estão em aprimoramento;
– As Redes Sociais é o canal mais utilizado pelas empresas;
– Site, e-mail marketing e blog são as alternativas seguintes;
– 69% das empresas estão focadas em converter contatos em clientes;
– 73% delas investem em Marketing Digital para alcançá-los;
– 70% do Inbound Marketing é focado na produção de conteúdo;
– 34% das empresas não possuem critérios claros para qualificar seus leads;
– A maioria das empresas mais aplicadas possuem entre 11 e 50 funcionários;
– O orçamento do Marketing nessas empresas se situa entre 1 e 2% do faturamento;
– Apenas 4% das empresas possuem uma inteligência de negócios alimentando a estratégia;
– 35% delas não mede o retorno do Marketing realizado;
– 65% metrificam o tráfego do site e o engajamento das redes;
– 45% não atrela os resultados do Marketing como os das Vendas.
Estes números deixam claro que há uma atenção crescente nas empresas para o Marketing Digital e suas possibilidades, mas vivemos um processo ainda bastante distante da consolidação e da maturidade. Não obstante, todos concordam que ele é a única via para um resultado profícuo, dinâmico e qualificado.
RD STATION
Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil