Conhecer o dispositivo e cuidar para que ele esteja sempre atualizado e protegido representa enorme diferença para a sua segurança.
É motivo de piadas a relação que muitos de nós temos com nossos dispositivos, sobretudo os eletrônicos. Mas nada supera àquela malfadada convivência com os nossos smartphones e computadores. Das pessoas que os usam como meros telefones sem fio ou máquinas de escrever de luxo até aquelas que nos espantam com habilidades e explorações inacreditáveis dos seus aparelhos, um aspecto comum chama a atenção – a ampla maioria não faz as manutenções periódicas que estes equipamentos necessitam. Limpeza física, limpeza de disco, desfragmentação dos dados, varreduras periódicas e, principalmente, atualizações, quase ninguém quer saber de nada disso. Mas estes cuidados são determinantes para a saúde e desempenho destes equipamentos e fundamentais para a proteção das informações neles contidas. É inacreditável a quantidade de celulares desprovidos de antivírus e de computadores com Windows, programas e antivírus desatualizados. Por isso, não espanta o volume diário de contaminações e invasões que ocorrem. Que ninguém venha se dizer surpreso ao se ver refém dos oportunistas.
Todos sabemos que as atualizações significam correções, melhorias, proteção e estabilidade. Diariamente, novas falhas são detectadas em sistemas operacionais, navegadores e softwares que apenas as atualizações garantem corrigir mantendo o nível de segurança esperado. Os dados que temos em nossos dispositivos são preciosos, muitas vezes, únicos. Sabendo disso, os criminosos estão sempre buscando por brechas que lhes permitam ter acesso a eles. Para obter sucesso, eles contam mais com o nosso descaso do que com a nossa falta de atenção pois, não há atenção capaz de conter uma ameaça a um equipamento desprotegido, mas dificilmente um usuário desatento correrá riscos se seu equipamento estiver protegido e corretamente atualizado.